Saúde leva ações do Novembro Azul para o 11° Batalhão da Polícia Militar de Timon

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta terça-feira (28) a Campanha Novembro Azul no 11° Batalhão da Polícia Militar de Timon. A ação, marcada pela realização de diversos atendimentos em vários pontos da cidade em prol da saúde do homem, visa mobilizar todos os homens intensificando serviços específicos para o público masculino nesse período.

No Batalhão, a mobilização contou com atividades laboral, disponibilização de serviços em saúde entre os quais estiveram: palestras sobre câncer de próstata, pênis e direitos do homem, atendimento médico, agendamento de consultas, agendamento de exames do PSA, administração de vacinas, verificação de pressão arterial, glicemia, distribuição de panfletos informativos e orientações em saúde. Foram parceiros na atividade os profissionais da Policlínica, DANTS, NEMS, Atenção Básica (Estratégia Saúde da Família), CTA e NASF.

O secretário municipal de Saúde Marcio Sá, destacou a importância de se engajar nesta luta contra a prevenção do câncer de próstata, uma vez que é uma causa bastante gratificante em favor da vida. “Nós estamos fazendo nossa parte com estas ações alertando os cidadãos de Timon sobre as formas de prevenção e tratamento do câncer de próstata. Nossa proposta, com a realização da campanha é atingir todos os homens, levando informações e orientações sobre a importância da prevenção”, disse o gestor.

O subcomandante do 11º Batalhão, major Duarte, ressaltou a relevância de eventos como esses, “pois conscientizam os homens sobre a importância da visita regular ao médico e realizar consultas de rotina que garantam melhor desempenho no quesito prevenção de doenças”.

A doença e tratamento

O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. O tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica.

1 thought on “Saúde leva ações do Novembro Azul para o 11° Batalhão da Polícia Militar de Timon

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *