O prédio da Prefeitura Municipal de Vargem Grande teve seu fornecimento de energia elétrica cortado pela Cemar nesta sexta-feira (24).

O blog teve conhecimento que já são três meses que a prefeitura não faz o pagamento da sua conta de energia a empresa, que foi obrigada a fazer o corte dos fios de alta tensão que abastecem o prédio. Desesperado, o prefeito de Vargem Grande passou o dia feito louco correndo atrás de quitar o débito.

Na parte da noite, uma equipe da Cemar foi flagrada fazendo a religação da energia.

Em toda história da cidade, desde a década de 70 que a prefeitura não tem seu fornecimento de energia cancelado.

Fonte Neto Ferreira 

Geraldo-Júnior,-Presidente-do-INMEQ-MA,-Dep.-Rafael-Leitoa,-Jeremias-Sampaio,-DMTRANS-Timon-e-Zois-Gantzias,-Diretor-Técnico-INMEQ-MA

 

Tendo como pauta necessidades urgentes da cidade de Timon, o deputado estadual Rafael Leitoa participou de duas reuniões na tarde desta quinta-feira (23), onde acompanhou o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Jeremias Sampaio, e o Chefe da 10ª Ciretran, Ronaldo Gonçalves, em visitas à sede do DETRAN-MA e do INMEQ-MA, ambos em São Luís.

 Detran-MA

Na primeira reunião da tarde, Rafael Leitoa apresentou ao Diretor-Geral do Detran-MA, Antônio Nunes, demandas decorrentes da cidade de Timon. Os deputados, juntamente com Jeremias Sampaio e Ronaldo Gonçalves, discutiram sobre o emplacamento dos táxis que circulam na cidade, cujo procedimento demora em média três meses para ser finalizado, pois toda a documentação deve ser enviada para São Luís, para análise e aprovação, causando transtornos aos taxistas timonenses que circulam em Teresina. Na reunião, mostraram também os problemas estruturais no circuito onde são feitas as provas de avaliação para novas habilitações, no Centro da cidade, a demanda sobre os locais onde são realizados os cursos para moto taxistas e reforma, aquisição de equipamentos da 10ª Ciretran, em Timon.

Jeremias-Sampaio,-Diretor-do-DMTRANS-Timon,-Dep.-Rafael-Leitoa,-Antônio-Nunes,-Diretor-geral-Detran-MA-e-Ronaldo-Gonçalves,-10ª-Ciretran---Timon

 A reunião mostrou-se proveitosa, onde alguns pontos foram direcionados à uma rápida solução, como o registro dos novos táxis sejam feitos em Timon e, como sugestão, ficou de ser analisada uma parceria emergencial para reforma e sinalização da via onde são realizadas as provas de avaliação de novos condutores de veículos, entre o governo do estado e a prefeitura de Timon, sendo que o primeiro entrará com a pavimentação do local, ficando a cargo da prefeitura, a sinalização do mesmo.

 Em relação aos cursos direcionados à formação de moto taxistas, ficou sugerida uma parceria futura entre a UEMA, onde a estrutura de aulas via internet da instituição, utilizadas pelo Núcleo de Tecnologias para Educação, UEMANET, seria utilizada para gravação e exibição dos cursos online aos inscritos.

 “Nosso interesse é fazer com que as ações do estado continuem sendo direcionadas à Timon e ser, sempre que solicitado, o intercâmbio entre os órgãos do estado e os representantes de nossa cidade. Assim age um deputado, aproximando as necessidades, que pode buscar soluções e lutar para concretizá-las”, comentou Rafael Leitoa.

 INMEQ-MA

 Relacionada ainda aos taxistas de Timon, que precisam se deslocar para fazer aferição e inserção de novas tarifas em Teresina, o deputado Rafael Leitoa, juntamente com Jeremias Sampaio, DMTRANS, estiveram reunidos com o presidente do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão -  INMEQ, Geraldo Carvalho Júnior e com o diretor técnico do órgão, Zois Gantzias.

Na reunião, ficou decidido que após as ações de verificação dos taxímetros nas cidades de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, a demanda de Timon será incluída posteriormente, evitando o deslocamento dos motoristas até Teresina para realização do procedimento.

Segundo Rafael Leitoa, o fato da receita passar a ser direcionada ao estado do Maranhão, com esse registro feito em Timon, em parceria com a prefeitura, Procon municipal e o governo, reforça ainda mais a inclusão da cidade no mapa do Maranhão.  “Nosso empenho será sempre nesse sentido, de mostrar que nossa cidade tem problemas como todas as outras do Maranhão e que faz parte desse todo. É satisfatório fazer parte de um governo que reconhece Timon como um município maranhense”, finalizou Rafael Leitoa.

Na quarta-feira, 29, a concessionária Águas de Timon, empresa do terceiro maior grupo de saneamento do país, AEGEA, assinará oficialmente a Ordem de Serviço para iniciar a gestão no município. A assinatura ocorrerá em evento público realizado no Centro de Convenções Maranhense, em Timon, às 18h, para cerca de 500 pessoas. Dentre elas, moradores, políticos, empresários e toda a imprensa.

O munícipio timonense, através do projeto da concessão, tem como objetivo  melhorar, ampliar e garantir o abastecimento de água potável e esgotamento sanitário. A concessionária atuará pelos próximos 30 anos. Pelo acordo contratual, a empresa Águas de Timon investirá  mais de R$ 180 milhões, durante o tempo de concessão, o que viabilizará a elevação do índice de abastecimento de água tratada e a coleta e tratamento do esgoto da cidade.

“Uma cidade saneada, é uma cidade mais saudável. É impressionante como os índices de internamento por doenças relacionadas à qualidade da água, reduzem à medida que os investimentos são realizados. É com a experiência de outros 37 munícipios onde atuamos, aliado ao planejamento, aos investimentos e à tecnologia que a Águas de Timon chega ao Nordeste. Começando por Timon, sua primeira operação na região”, relata Renato Medicis, diretor-presidente da Águas de Timon.

Atualmente, em Timon, pouco mais da metade dos habitantes recebe água tratada. Em relação ao esgoto, a situação se agrava: apenas 10,2% (dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento: SNIS, 2013) da cidade é atendida com esgotamento, sendo que o esgoto sai das portas das casas para ser despejado no rio Parnaíba. “Iniciamos as operações com 30% de rede de esgoto, mas pela falta de tratamento, esse é esgoto é jogado diretamente no rio”, explica Gabriel Buim, coordenador de operações da Aegea.

A situação do esgoto torna-se pior com as chuvas, provocando a proliferação de sujeira, doenças e insetos. O Maranhão e o Piauí têm as piores taxas de saneamento básico do nordeste e do Brasil. Dados do IBGE (2012) apontam que 95,8% dos domicílios maranhenses não têm acesso à rede coletora de esgoto e, mesmo que o esgoto seja coletado, não é tratado.

No evento, serão apresentados o objetivo social da empresa, assim como os planos e projetos que a iniciativa traz à região em termos de saneamento, saúde e qualidade de vida.

Deputado Rafael Leitoa, em entrevista ao Programa Agora, da TV Meio Norte, Piauí

Deputado Rafael Leitoa, em entrevista ao Programa Agora, da TV Meio Norte, Piauí

Compromisso do prefeito Luciano Leitoa e do governador Flávio Dino, a reativação do atendimento médico a pacientes do Maranhão foi comemorado pelo deputado Rafael Leitoa no plenário da Assembléia Legislativa, nesta quarta-feira (22).

“Uma conquista que só foi possível porque agora temos um governo com sensibilidade social, aliado ao nosso prefeito atuante e compromissado, e com o apoio de um deputado que luta pela nossa região e município”, afirmou Rafael Leitoa.

O Termo de Compromisso assinado pelo Governo do Estado do Maranhão, via Secretaria Estadual Saúde, com a Secretaria Municipal de Saúde de Teresina, no dia 16 de março e concluído nesta semana, termina com o calvário enfrentado pelos pacientes oriundos do Maranhão. “Este termo assinado pelo Secretário de Estado da Saúde, Dr. Marcos Pacheco e o Secretário Municipal de Saúde de Teresina, Dr. Aderivaldo Coelho, põe fim ao sofrimento que há bastante tempo acometia os pacientes maranhenses: o constrangimento de não ter atendimento na parte oncológica e nas partes de urgência e emergência, principalmente, os pacientes da região de Timon”, lembrou Rafael Leitoa.

A parceria entre as duas secretarias tem como objetivo a criação de uma Câmera de Compensação de média e alta complexidade, tendo o Sistema Único de Saúde (SUS) como ferramenta de repasses entre o Estado do Maranhão e o Estado do Piauí, para a prestação de serviços ambulatoriais e hospitalares, por parte do município de Teresina, aos pacientes do Estado do Maranhão, para tanto esses atendimentos devem ser previamente autorizados pela SES-Maranhão e realizados na unidade de saúde, credenciadas pelo SUS em Teresina. Ao todo, serão beneficiados os pacientes residentes dos 27 municípios maranhenses que compõem as Regionais de saúde de Caxias, São João dos Patos, Timon e o município de Codó.

Para Rafael Leitoa, o Termo de Compromisso é uma vitória do povo do Maranhão, principalmente para os moradores da Região Leste do Maranhão, da qual Caxias e Timon fazem parte. “Graças a sensibilidade do novo governo e de uma luta incansável também do prefeito Luciano Leitoa, desde que atuava como deputado, levando a Comissão de Saúde da Assembleia ao município de Teresina, numa tentativa de conseguir um acordo naquela época, coisa que infelizmente não foi possível e, que hoje, a gente comemora. Foi também um compromisso de campanha, durante as caminhadas feitas em Timon, pelo Governador Flávio Dino”, comemorou Rafael Leitoa.

No início da tarde, Rafael Leitoa ainda participou de um link ao vivo do jornal Agora, da Rede Meio Norte, do Piauí, onde confirmou estar otimista quanto à parceria entre os dois estados, visando o retorno do atendimento aos pacientes maranhenses em hospitais de Teresina.

A Associação Comunitária dos Amigos do Rádio realizou no ultimo domingo (12)  eleição da Nova Diretoria e do Conselho Fiscal  da entidade.

01 ELEIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO RADIO 01Atendendo ao chamado,  sócios da entidade compareceram em peso para eleger a nova Diretoria e Conselho Fiscal que coordenara a entidade pelos próximos quatro anos (2015-2019).

02 ELEIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS AMIGOS DO RADIO 01

03 VOTAÇÃO  AMIGOS DO RADIO

Iniciado as 08: 00 da manhã e se estendendo até as 17:00 horas os trabalhos realizado na Escola São Benedito na Avenida Vitorino d’Assunção 2021 Bairro São Benedito em Timon foram Coordenados por Carlos Alberto, Gildo Sabino e Janaina Helena que avaliaram com positivo e sem contratempos todo o  processo de eleição da nova diretoria da entidade que aglomera em seu quadro de sócios amigos que admiram a arte da comunicação por meio do radio, canal de grande representação na cidade de Timon.

Com frequência total de 71 sócios o equivalente a mais de 75 % do quadro da entidade, a única chapa inscrita denominada o “O Trabalho Continua” foi eleita com 95,77% dos votos válidos.04 PRESIDENTE ELIEZIO SILVA LIDERA A CHAPA

 Liderada pelo Radialista Eliézio Silva a chapa vencedora  garante que “o desenvolvimento de ações ainda maiores do que as realizadas no mandato anterior serão efetivadas” enfatizou o presidente reeleito da entidade.023ELEIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS AMIGOS DO RADIO 01

 A estrutura organizacional de todo processo eleitoral merece o devido destaque. “Garantias simples em um processo como este são muitas vezes negado ao sócio que vota. A Eleição da Associação Comunitária dos Amigos do Rádio foi realizada  atendendo a todos os critérios estabelecidos em lei, regida pelo estatuto da entidade. A escolha do local de votação, a organização previa do ambiente, a divulgação das datas de cada evento relacionado a esse processo, a disponibilização de cabine eleitoral garantindo o sigilo  do voto, a contagem e a divulgação do resultado foram realizados de forma espetacular.

A posse da Diretoria e do Conselho Fiscal eleito será realizado no mês de Maio do corrente ano, conforme estabelecido pelo estatuto da entidade, em local ainda a ser divulgado.

CLAUDIA GEOGE TELES3A Escola Comunitária Centro Educacional Estrela da Manhã preocupada com o desenvolvimento dos seus alunos, visando prepará-los para o mundo profissional , como também com o intuito de forma cidadão, recebeu  no ultima sexta-feira (17), com grande satisfação o Delegado da Criança e do Adolescente Dr. George Teles, da Delegacia do Adolescen

CLAUDIA DISCURSO

te no município de Timon, onde  o mesmo passou informações produtivas para uma consciência real do combate ao uso de Drogas.

De acordo com o "braço forte" do Centro Educacional Estrela da Manhã , Professora Claúdia, a ação é de grande valia para toda a sociedade "Queremos agradecer ao competentíssimo  Delegado da Criança e do Adolescente Dr. George Teles por ser nosso parceiro na formação de futuros cidadãos brasileiros" afirma Diretora Presidente.ESTRELA DA MANHA E GEORGE TELES

 por  

11066639_749032271862735_280414837_o

Na manhã desta quinta-feira (16), um grupo de moradores da zona rural de Igarapé do Meio interditou a estrada vicinal que dá acesso aos povoados: Igarapé dos Bois, Alto do Pequizeiro, Goiaba, Laje Comprida e outros. O motivo da interdição seria por conta das péssimas condições que se encontra a estrada.

Segundo informações, o prefeito “Raimundinho” esteve no local e conversou com os populares, pois eles queriam tocar fogo na ponte. Os presidentes das comunidades da zona rural dos povoados supracitados estiveram na ultima terça-feira (14), na sede do INCRA em São Luis, levando as reivindicações da comunidade e uma delas incluía a recuperação da referida estrada vicinal.

Para recuperar parte da estrada é necessário aguardar a passagem do inverno. Hoje (16), uma patrol esteve tapando uns buracos deixados pelas caçambas e outros carros pesados que transitam pelo local e os moradores liberaram a via.

Assista ao vídeo abaixo e vejo como fica a estrada quando chove:

Os caixas eletônicos de uma agência do Banco do Brasil foram explodidos na madrugada desta sexta-feira (3), em Matões, no Leste do Maranhão.

Segundo informações da Polícia Militar, cinco homens armados teriam roubado o carro de um morador da região e seguido para agência, onde usaram dinamite para explodir dois caixas eletrônicos.

O impacto da explosão atingiu toda a estrutura do prédio. Cédulas ficaram espalhadas no chão da agência. A polícia acredita que os assaltantes sabiam que os caixas haviam sido abastecidos para pagamento de salários de servidores públicos, que costuma acontecer no início do mês.

Outro assalto
Os caixas eletrônicos de uma agência bancária também foram alvo de explosão nessa quinta-feira (2), em Santo Antônio dos Lopes.

O turismo pelo Maranhão durante a Semana Santa deve gerar R$ 68,8 milhões ao Estado, segundo projeção de Ministério do Turismo divulgada nesta quinta-feira (2) pela assessoria do órgão.

De acordo com o ministério, foram registradas 50,3 mil viagens pelo Estado considerando deslocamentos por avião, ônibus e carro, com gasto médio nos quatro dias de folga de R$ 1.712,00.

O órgão prevê ainda que serão movimentados R$ 3,68 bilhões em cerca de dois milhões de viagens internas em todo o país.

Para o ministro Vinicius Lages, o turismo contribui para o faturamento da indústria de automóveis, setor aéreo, bares e restaurantes, hotelaria e serviços. Ele afirma que, para tornar os destinos mais competitivos, é preciso investir em qualidade e inovação com o objetivo de gerar demandas que tornem o setor economicamente mais robusto e sustentável.

Viagens nacionais
Os três estados que mais devem arrecadar com o turismo de Páscoa são São Paulo (R$ 570,1 milhões), Rio Grande do Sul (R$ 489,3 milhões) e Bahia (R$ 310,1 milhões). Apenas São Paulo deve registrar 407 mil viagens, seguido pelo Rio de Janeiro (174 mil) e Bahia (163 mil).

De acordo pesquisa realizada para o boletim mensal que monitora a intenção de viagem em sete capitais do país, 70,2% dos entrevistados manifestaram a intenção de viajar pelos próximos seis meses o farão por algum destino turístico nacional. A informação, segundo o órgão, revela o interesse do brasileiro pelo próprio país.

A deputada Valéria Macêdo (PDT) apresentou indicação pedindo à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa que encaminhe expedientes ao governador Flávio Dino (PC do B), solicitando a adoção de medidas legais e administrativas necessárias, no sentido de viabilizar a implantação de um sistema simplificado de abastecimento d' água (poço artesiano) nos povoados Ribeirão; Brejinho; São José, Catitú e Muquém, no município de Fernando Falcão.

 A comunidade Ribeirão fica localizada a seis quilômetros da sede e possui aproximadamente 60 famílias. Brejinho possui cerca de 50 famílias e fica localizada a 15 quilômetros da sede do município.  São José possui aproximadamente 40 famílias. Catitú e Muquém são duas comunidades contíguas, totalizando 110 famílias, aproximadamente, distantes 35 Km da sede do município.

 De acordo com Valéria Macêdo nessas comunidades não existem nenhum sistema de abastecimento de água potável para consumo e higiene dos  moradores.  Eles são obrigados a utilizar água de rios, açudes e cacimbas, sem o tratamento adequado.

 “A implantação de poços artesianos naquelas comunidades é de considerável importância, pois irá contribuir para uma relevante melhora das condições de vida e saúde dos seus habitantes bem como viabilizar a produção de horticulturas e agricultura familiar, base da economia daqueles moradores”, garantiu Valéria Macêdo.

 RECUPERAÇÃO DE RODOVIA

 Valéria Macêdo também solicita ao governador Flávio Dino que determine ao secretário de Infraestrutura, Cleyton Noleto, a adoção de providência no sentido de recuperar a pavimentação asfáltica da rodovia MA-026, no trecho que liga os municípios de Codó à Timbiras, em uma extensão de 25 KM.

Ela ressaltou que se trata de uma rodovia de importante acesso à Região dos Cocais e essencial para o fluxo de pessoas e bens entre os municípios daquela região. Mas, devido o período chuvoso,

a pavimentação asfáltica está totalmente deteriorada. A rodovia corta mais de 12 povoados e assentamentos, além de pequenas, médias e grandes propriedades rurais.

 “A recuperação asfáltica do trecho da MA-026 que liga os dois municípios trará mais segurança a todos, bem como melhores condições de vida aos moradores daquela localidade, o que proporcionará relevante desenvolvimento àquela região”, garantiu Valéria Macêdo.