???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

O governador eleito Flávio Dino anunciou na manhã desta segunda-feira (17) mais um nome para integrar a sua equipe a partir de 1º de janeiro. Murilo Andrade será o próximo secretário de Administração Penitenciária. Esse foi o 26º nome indicado através das redes sociais.

Com larga experiência na área, Murilo Andrade assumirá a Secretaria com a meta de buscar alternativas à execução penal, com destaque para o fortalecimento do método APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, valorização dos servidores – agentes penitenciários e servidores técnico-administrativos, além de implantar um novo modelo de gestão do sistema prisional que atenda as necessidades do estado.

Conheça o perfil do novo indicado:

MURILO ANDRADE DE OLIVEIRA – Secretaria de Administração Penitenciária

Murilo Andrade é formado em Direito (PUC-MG/Contagem), especialista em Direito Público (UNIGRANRIO), doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais (UMSA) e graduando em Administração (Universidade FEAD). Atua há 16 anos na gestão do sistema prisional, tendo ocupado cargos de Superintendente de Articulação Institucional e Gestão de Vagas, Diretor de Informações Penitenciárias, Instrutor e Auditor de Agentes de Segurança Penitenciária – Modelo de Gestão Prisional. Atualmente, é subsecretário de Administração Prisional de Minas Gerais. Professor universitário, Murilo Andrade possui vários cursos na área prisional e publicações sobre a metodologia Apac.

dinoO comunista Flávio Dino terá o melhor dos mundos para governar o Maranhão a partir de 2015.

Além de ter à sua disposição algo em torno de R$ 2 bilhões para investimentos, um estado enxuto do ponto de vista fiscal e várias obras inauguradas ou em fase de inauguração, o futuro governador terá à disposição as garantias para fazer os ajustes  que achar necessário na máquina administrativa.

Mas Dino navegará também em águas claras no que se refere à questão política.

A seu favor terá o salvo-conduto do discurso anti-Sarney e não terá nenhum adversário de peso pelos próximos quatro anos, pelo menos, já que os líderes do grupo que poderia lhe fazer oposição – a exemplo da governadora Roseana Sarney e do senador Lobão Filho (ambos do PMDB) – parecem desinteressados, frustrados ou fora de combate. (Leia aqui aqui)

O comunista governará tendo contra si apenas um arremedo de oposição, liderada sabe-lá por quem.

E muitos destes “oposicionistas” – na política, na opinião pública e na mídia – já se insinuam de todas as formas, em busca de um ceno do futuro governador, ou de algum dos seus.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou no fim da semana passada que na programação orçamentária para o exercício financeiro de 2015 já estão assegurados recursos para a realização do concurso público para a contratação de 3 mil professores (leia mais aqui e aqui)

Para o secretário de Estado de Educação, Danilo Furtado, a criação dos cargos conclui a série de ações estruturantes realizada pelo governo Roseana que possibilitará a continuidade do desenvolvimento da educação no estado.

“O anúncio do concurso para professor fecha um ciclo de ações estruturantes determinadas pela governadora Roseana que visa o desenvolvimento da educação pública estadual. Neste período foi aprovado o Plano Estadual de Educação, que lança o planejamento para as ações e políticas educacionais para os próximos 10 anos; aprovado o Estatuto do Educador, garantindo novas conquistas aos profissionais de educação e está sendo implantado um amplo programa de reforma e ampliação de escolas, seguindo os padrões do Ministério da Educação. Tais ações, aliadas ao suprimento da necessidade de professores permitirá melhores condições para a oferta da educação pública de qualidade nos próximos anos”, destacou Danilo Furtado.

Vagas

As 3.000 novas vagas serão de provimento efetivo e devem ser preenchidas por concurso público. Os novos servidores serão lotados na Carreira de Docência do Estado, no cargo Professor III, subgrupo magistério da educação básica, atendendo a todas as disciplinas previstas no currículo de ensino médio do estado.

Serão ofertadas 518 vagas para Língua Portuguesa; 257 para Língua Estrangeira (Inglês); 133 para Língua estrangeira (espanhol), 341 para Matemática; 302 para Química; 291 para Biologia; 286 para Física; 236 para Geografia; 148 para Educação Física; 131 para História; 126 para Filosofia; 121 para Artes e 111 para Sociologia.

Foi definida a data da cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos do Maranhão para o dia 19 de dezembro, na sede do Tribunal Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), no bairro da Areinha.

Terão os documento formalizados os candidatos com as contas de campanha julgadas pelo TRE-MA, o resultado homologado não é definitivo, pois há recursos interpostos quanto a registros de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O relatório geral da totalização das eleições 2014 do 1º turno foi apresentado pela Comissão Apuradora no dia 6 de outubro e não houve interposição de qualquer reclamação, conforme certificado pela Secretaria Judiciária. Cópias do relatório serão encaminhadas pela presidência do TRE-MA ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa.

 Governador eleito- Flávio Dino  

 Vice-Governador-Carlos Brandão 

Confira a lista de deputados estaduais eleitos:
Deputados estaduais eleitos
1. Josimar de Maranhãozinho – PR
2. Andréa Murad – PMDB
3. Antônio Pereira – DEM
4. Roberto Costa – PMDB
5. Edilázio – PV
6. Nina Melo – PMDB
7. Léo Cunha – PSC
8. Max Barros – PMDB
9. Adriano Sarney – PV
10. Stênio Rezende – PRTB
11. Rigo Teles – PV
12. Rogério Cafeteira – PSC
13. César Pires – DEM
14. Vinicius Louro – PR
15. Fábio Braga – PTdoB
16. Hemetério Weba – PV
17. Humberto Coutinho – PDT
18. Bira do Pindaré – PSB
19. Neto Evangelista – PSDB
20. Fábio Macedo – PDT
21. Raimundo Cutrim – PCdoB
22. Valéria Macedo – PDT
23. Professor Marco Aurélio – PCdoB
24. Sérgio Frota – PSDB
25. Othelino Neto - PCdoB
26. Eduardo Braide – PMN
27. Carlinhos Florêncio – PHS
28. Ricardo Rios – PEN
29. Sousa Neto – PTN
30. Alexandre Almeida – PTN
31. Paulo Neto – PSDC
32. Wellington do Curso – PPS
33. Dr Levi Pontes – SD
34. Cabo Campos – PP
35. Zé Inácio – PT
36. Francisca Primo – PT
37. Glalbert Cutrim – PRB
38. Ana do Gás – PRB
39. Júnior Verde – PRB
40. Edson Araujo – PSL
41. Graça Paz – PSL
42. Edivaldo Holanda - PTC

O Ministério da Educação lançou nesta segunda-feira, 17, o programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), voltado para a formação e a capacitação de estudantes, professores e corpo técnico-administrativo de instituições de educação superior e de professores de idiomas da rede pública de educação básica. As línguas oferecidas serão inglês, francês, espanhol, italiano, japonês, mandarim, alemão e português para estrangeiros.

O programa, complementar ao Ciência sem Fronteiras e às demais políticas públicas de internacionalização, prevê a aplicação de testes de proficiência e de nivelamento, cursos on-line e presenciais. Serão publicados editais específicos para cada idioma, com os requisitos a serem preenchidos para participação nos diferentes cursos e testes ofertados.

Desde 2013, têm sido publicados editais para cursos de língua inglesa. Atualmente, estão abertas as inscrições para o exame Toefl ITP [Test of english as a foreign language/integral transformative practice – Teste de inglês como língua estrangeira/prática transformadora integral] e para o curso My English On-line. Ainda para este mês, está previsto o início das inscrições para cursos on-line de francês.

Participantes — O programa atenderá professores, técnicos e alunos de graduação e pós-graduação (stricto sensu) das instituições de educação superior, públicas e particulares, com regras específicas para a participação em cada uma das ações que integram o Idiomas sem Fronteiras. Professores de idiomas da rede pública da educação básica também serão beneficiados por ações do programa com lançamento de editais próprios. Além disso, o programa engloba capacitação de estrangeiros em língua portuguesa.

O Idiomas sem Fronteiras foi instituído pela Portaria do MEC nº 973/2014, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 17.

Assessoria de Comunicação Social

A Caminhada Paz no Trânsito organizada pelo Grêmio Estudantil CEJOS e pela gestão do CE Jacira de Oliveira e Silva aconteceu dia 13.11.2014.

01

03

04

0507

022

A caminhada foi emocionante e contou com a participação de familiares e amigos de Juliana e Naianne Vieira (filha e mãe vitimadas em trágico acidente na BR-316 que ainda cruza Timon), alunos, professores, coordenadores, ex-alunos, alunos do IFPI e de escolas da rede particular, integrantes da Pastoral da Juventude, representantes da COMUJ e de toda comunidade escolar.

Jefferson Lacerda Probo  diretor do CEJOS

Além de homenagear as vítimas do acidente, a caminhada objetivou demonstrar em tom de protesto e indignação a situação caótica da BR-316 que já tirou vidas de pais de famílias e de jovens timonenses, a população de Timon já não aceita que a BR-316 cruze o nosso município. Apesar das iniciativas já adotadas pelas autoridades competentes, elas ainda não foram suficientes para resolver essa problemática, portanto, as autoridades e órgãos competentes devem acelerar o processo de mudança do trânsito de caminhões da BR-316 em Timon. Durante o percurso da Caminhada realizamos distribuição de panfletos/cartilhas/cartazes de campanhas educativas no trânsito, discursos, depoimentos, orações, cânticos e finalizamos com a participação na Missa de Sétimo Dia na Igreja Santo Antônio que iniciou às 18h. Nossos agradecimentos ao apoio do Departamento Municipal de Trânsito de Timon (Diretor Jeremias Morais), Guarda Municipal de Timon (Comandante Tiago e Guardas Municipais), Polícia Rodoviária Federal, Strans (Agentes Ricardo Dantes e Myrna Brito).

A gestão do CEJOS entende que educar é romper os muros da escola e dialogar com os problemas da comunidade e do município de Timon. Finalizamos com a mensagem deixada pelo poeta Renato Russo e que sempre precisamos lembrar: "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã."

A PM já ultrapassou o número de armas apreendidas em 2013

Ações da PM não param, com várias prisões, apreensões de três armas de fogo, recuperação de seis motocicletas e três carros roubados, além da apreensão de drogas, maconha e crack. Essas ações mostram que a Polícia Militar continua fazendo sua parte, prendendo esses elementos que assaltam a população, e mostram o comprometimento de nossos policiais com a segurança do povo maranhense, disse o major Medeiros – comandante do 11º BPM.

A PM já apreendeu 144 armas de fogo, oito a mais que o ano de 2013. A última arma foi um revólver calibre .38, nº 2875941, que foi apreendido juntamente com uma motocicleta roubada, uma Honda Bros 150, placa N---3810. A ação aconteceu com a ajuda da população, na Av. Jerônimo Silva, Bairro Parque Alvorada, quando Thiago Oliveira Otaviano, 25 anos tomou de assalto uma moto. Na ação, as vítimas reagiram e travaram luta corporal com o acusado, que foi dominado e sofreu tentativa de linchamento por populares que presenciaram o fato.

Uma grande atuação da PM ocorreu na cidade de Parnarama através dos Policiais da 3ª Cia que, após serem informados de um roubo, desbarataram uma verdadeira quadrilha que atuava naquela cidade, tanto no roubo de motos como no tráfico de drogas. Na ação foram presos três menores, sendo dois liberados e outro autuado por roubo, e Adriano Dias de Andrade, 25 anos, por tráfico de drogas. O fato ocorreu após o roubo de uma moto no bairro Agrovema. A PM foi acionada pela vítima que seguiu o assaltante e, de imediato fazendo o cerco e invadido a residência na rua 07.

Na busca feita além da motocicleta roubada, uma Honda 150, placa OJL-8---, a PM encontrou mais duas motocicletas roubadas dentro da residência, uma Honda placa OJH-6417 e uma Honda placa OJP-3812, um revólver calibe .38 nº 1188877 com seis munições, dois tabletes grande de maconha e duas pedras grandes de crack, uma porção de cocaína, um aparelho celular, um aparelho toca CD, dois cordões de prata e uma pulseira.

Outra motocicleta foi uma Honda CG 150 Titan, chassi nº 9C2KCI650FR004466, foi recuperada na Rua 16, Cidade Nova. Na ação foi apreendido o menor de iniciais W. M. S. e preso José Rauni da Silva dos Reis, 24 anos. De posse dos conduzidos foram apreendidos vários objetos pessoais como celulares, roupas, três armas brancas, além de uma certa quantia de dinheiro.

Em outra ação a PM prendeu Airton Carvalho Alves, 29 anos e José Pinto de Lira, 26 anos. Com a dupla a foram encontradas duas motocicletas sendo uma roubada na cidade de Imperatriz-MA. Segundo os conduzidos, eles estavam procedendo a troca das placas das motocicletas para tentar transitar com as mesmas. Na abordagem foi feita a consulta na Rede INFOSEG e constado que a moto de placa N---7960 era produto de furto.

Com ajuda da população que está colaborando com a PM foi localizada uma caminhonete S-10 roubada na BR 316, e ainda dois veículos roubados em um sítio na cidade de Teresina, sendo um ecosporte e uma ranger, sendo que um foi encontrado na rodoviária e outro em um posto de combustível pela guarnição da Força Tática. Os ladrões esperavam anoitecer para resgatarem os veículos. Todos foram restituídos aos seus proprietários (Comando do 11º BPM).

A polícia de Timon conseguiu identificar a quadrilha acusada de fazer um arrastão no balneário Chico 18, na zona rural da cidade maranhense, no último domingo. Um dos homens foi preso e um adolescente de 14 anos apreendido e reconhecidos pelas vítimas. Na ação, o bando matou o eletricista João Paulo Soares dos Santos, 29 anos.

João Paulo foi vítima de um tiro fatal nas costas

João Paulo estava com a namorada e um casal de amigos. De acordo com o delegado Michel Sampaio, titular do 3º DP, os criminosos chegaram ao balneário por volta das 15 horas e permaneceram até às 18 horas quando anunciaram o assalto.

“Eles chegaram como se fossem uma família: três homens, duas mulheres e um adolescente de táxi e por lá permaneceram bebendo, comendo e até banhando. Por volta das 18 horas, renderam cerca de 15 pessoas que ainda estavam no local levando dinheiro, celulares e colares, além de duas motos e um veículo Celta, segundo vítimas e testemunhas”, afirma o delegado.

Michel Sampaio informou que ainda que a namorada da vítima declarou em depoimento que ele teria supostamente dado a entender que iria reagir quando foi atingido com um tiro fatal nas costas.

Rafael (já preso) / Natan (foragido)/ Guilherme (foragido)

O veículo Celta foi encontrado nesta quinta(13), abandonado, próximo à Ceapi em Teresina. Ainda na segunda-feira(10), foi identificado um casal que estava com uma das motos roubadas no bairro Parque Alvorada de Timon, mas ele seria receptador. “Através do casal conseguimos identificar todo o grupo”, destacou o delegado.

Na terça-feira(11), Rafael Ribeiro da Silva foi abordado em um gol com os pneus e o som do Celta roubado. “Ele foi preso por receptação, mas quando foi trazido ao distrito, vitimas reconheceram como sendo um dos participantes que portava uma escopeta calibre 12”, disse Sampaio.

Ainda estão foragidos: Mayane da Silva Monteiro, Guilherme Alves de Sousa e o acusado de atirar contra o eletricista, Wesclay Nataniel, conhecido como Natan, além de outra mulher que não teve o nome divulgado.

Outros roubos

O delegado informou que investiga outros assaltos realizados pela mesma quadrilha em outros restaurantes do local. “O Natan foi reconhecido como sendo o acusado do roubo de um Fiesta no restaurante da Jeane e de uma S-10 no Vitória, sempre com muita violência. Como ele sempre age de cara limpa foi fácil identifica-lo”, ressaltou Michel Sampaio, que continua as buscas pelo restante da quadrilha.

Estudante Jomásio Barros denunciou o vazamento  do Enem na PF (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

A Polícia Federal começou desde ontem a investigar denúncias de fraude nas provas do Enem, realizadas sábado e domingo, em todo o Brasil. As primeiras informações sobre vazamento foram confirmadas como falsas, mas as segundas caminham para a anulação das provas.

A denúncia sobre a prova de domingo  partiu do estudante Josimásio Barros Filho, da cidade do Piauí, que recebeu pela celular a prova de português com a redação sobre Publicidade Infantil. A prova chegou ao seu celular por volta das 10h50, portanto bem antes do início às 13h pelo horário de Brasília.

Ele fez a prova de domingo e só ontem se encaminhou para a sede da Polícia Federal e mostrou seu aparelho celular com o horário do recebimento das cópías. Os policiais ficaram estarrecidos,

No dia seguinte foi a vez da estudante Larissa Almeida, de Campo Grande, levar para a Polícia Federal o seu celular e lá estava enviado a prova por volta das 10h54 de domingo, dia nove deste mês. O material é idêntico ao recebido por Josimásio Barros e com todo os quesitos que caíram na prova.

Outro estudante, Carlos Eduardo Oliveira também recebeu o mesmo material, que comprova o vazamento.  O ministro da Educação, Henrique Paim, disse estar seguro. A PF recebeu todo o material dos aparelhos dos estudante e ontem mesmo iniciou a perícia.

A principio o que os policiais coletaram mostram o tema da redação que foi aplicado no domingo. Mais o que despertou a atenção foi o fato de nos celulares constarem os horários antes da realização da prova do Enem.

No Piauí surgiram mais dois outros estudantes que receberam as provas e todas pelo aplicativo WhatsApp. “Resolvi procurar a Polícia porque as pessoas tem me xingado bastante depois que eu fiz o vídeo denunciando o vazamento. Para mim, o Enem perdeu a credibilidade”, disse  ao G1 Josimásio Barros.

Ele informou ao G1 que não deu importância quando recebeu o zap porque dias antes vazaram informações falsas e que só ontem decidiu procurar a Polícia Federal, onde já foi ouvido por mais de 1h.

“Quando recebi o caderno de questões e vi que era o mesmo tema mostrado na imagem, fiquei com ódio. Tanto que mal fiz a prova, esperei o tempo mínimo e fui para casa”, contou ao G1.

Até que a Polícia Federal não dê o seu parecer conclusivo sobre o episódio, a fraude aconteceu e as provas devem ser anuladas.

O deputado federal Professor Sétimo conseguiu mais uma importante conquista em sua luta pelo o asfaltamento dos 100 Quilômetros da BR-226 e construção do Contorno Rodoviário de Timon, que interligará as BRs 316 e 226, desafogando o trânsito pesado de veículos por dentro da cidade e ao mesmo tem garantindo uma melhor acessibilidade do transporte pelas duas maiores e mais importantes BRs para o Maranhão. A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Governo do Maranhão, expediu, no último dia 31 de outubro deste, a Licença Prévia Nº 1023510\2014, que autoriza o desenvolvimento dos estudos de implantação de relativas atividades de alteração no traçado da BR-316 (contorno rodoviário) na sede do município de Timon e os melhoramentos e pavimentação na BR-226 no mesmo município da divisa MA\PI a localizar-se nos municípios de Timon e Caxias.

O documento é o ultimo passo para que o Departamento de Infraestrutura e Transporte providencie a licitação para a construção das obras, um sonho acalentado há 40 anos, mas que efetivamente começa a sair do papel para se tornar realidade.

O deputado Professor Sétimo não escondeu seu contentamento ao receber o documento do Governo do Estado. Sétimo acredita que, efetivamente, o DNIT deverá fazer a licitação em janeiro de 2015; Ele disse que até aqui registrou uma grande luta pelo asfaltamento da BR-226 e a construção do contorno rodoviário de Timon.

Sétimo fez questão de agradecer ao apoio da governadora Roseana Sarney, que em outubro passado autorizou à SEMA que providenciasse a licença. Sétimo disse que os recursos para a pavimentação da BR-226 serão incluídos na Programação do PAC III e ser garantido agora com a votação do orçamento de 2015.

Em conversa com a diretoria do DNIT, Sétimo assegurou que órgão faça a licitação o mais rápido possível para garantir o início das obras logo nos primeiros meses de 2015.